Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Sistema de Contas Nacionais

Sistema de Contas Nacionais - Brasil 2005-2009

O Sistema de Contas Nacionais apresenta informações sobre a geração, distribuição e uso da renda no País. Há também dados sobre a acumulação de ativos não financeiros e sobre as relações entre a economia nacional e o resto do mundo. Com o lançamento da presente publicação, o IBGE traz a público o Sistema de Contas Nacionais de 2005 a 2009, cujas informações estão apresentadas na Tabela de Recursos e Usos, em Contas Econômicas Integradas e em um conjunto de tabelas sinóticas adicionais.

A Tabela de Recursos e Usos contém os resultados definitivos de 2009, a preços correntes e a preços constantes do ano anterior, e mostra os fluxos de oferta e demanda dos bens e serviços e, também, a geração da renda e do emprego em cada atividade econômica. As Contas Econômicas Integradas, núcleo central do Sistema, contemplam os anos de 2000 a 2009 e oferecem uma visão do conjunto da economia, descrevendo, para cada setor institucional, seus fenômenos essenciais – produção, consumo e acumulação – e suas inter-relações no período considerado. As tabelas sinóticas reúnem as principais grandezas calculadas no Sistema de Contas Nacionais de 2005 a 2009 e permitem identificar, para cada ano, o Produto Interno Bruto - PIB; composição da oferta e da demanda agregada; geração, distribuição e uso da renda nacional; acumulação de capital; capacidade ou necessidade de financiamento; transações correntes com o resto do mundo; renda per capita; e evolução da carga tributária, entre outros agregados da economia brasileira. Os dados apresentados são compatíveis com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 1.0 e o glossário, ao final da publicação, registra os termos e conceitos considerados relevantes para sua compreensão

O conjunto desses resultados está disponível no CD-ROM que acompanha a publicação, incluindo a série completa do Sistema de Contas Nacionais desde 2000.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Sistema de contas nacionais: Brasil , da Série Relatórios Metodológicos, que segue as recomendações internacionais expressas pela Organização das Nações Unidas, Banco Mundial, Comissão das Comunidades Europeias (Statistical Office of the European Communities - EUROSTAT), Fundo Monetário Internacional - FMI e Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (Organisation for Economic Co-Operation and Development - OECD), reunidas no manual System of national accounts 1993 .