Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa de Serviços de Hospedagem

Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2016

A Pesquisa de Serviços de Hospedagem - PSH 2016, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério do Turismo, destaca as principais características dos estabelecimentos de hospedagem do País, por meio da identificação de seus tipos e categorias e quantificação dos estabelecimentos de hospedagem, unidades habitacionais e leitos existentes, apresentando, assim, um quadro atualizado da potencialidade do mercado hoteleiro.

O levantamento de 2016 ampliou consideravelmente seu âmbito geográfico, passando a ter abrangência nacional, ao passo que o último, realizado em 2011, restringiu-se aos estabelecimentos de hospedagem localizados nos Municípios das Capitais e suas Regiões Metropolitanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento - RIDEs. A Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 foi tomada como base para a seleção desses estabelecimentos, definindo o âmbito das atividades econômicas que compõem o segmento de serviços de hospedagem. A pesquisa foi estruturada de modo a relacionar os tipos de estabelecimentos com as diversas variáveis investigadas, permitindo níveis diferenciados de estratificações. A análise, contemplando Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, traz uma visão geral da dimensão setorial do mercado hoteleiro, da distribuição dos estabelecimentos de hospedagem por tipos e porte, dos Municípios das Capitais com maior crescimento na capacidade de hospedagem e da relação entre a estrutura de hospedagem e o tamanho da população, de acordo com a região.

A publicação inclui ainda notas técnicas, com considerações de natureza metodológica para a compreensão da pesquisa, esclarecimentos sobre os tratamentos aplicados aos dados e a forma de divulgação, e g, ,, g lossário com a conceituação da terminologia utilizada.

As informações ora divulgadas, trazem relevantes subsídios para os gestores públicos, permitindo a formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas para a melhoria e ampliação do setor.