Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa de Serviços de Hospedagem

Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2011 - Municípios das Capitais, Regiões Metropolitanas das Capitais e Regiões Integradas de Desenvolvimento

A Pesquisa de Serviços de Hospedagem, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério do Turismo, teve por objetivos identificar os tipos e categorias de estabelecimentos desse segmento e mensurar o número de unidades habitacionais e leitos existentes, fornecendo, assim, um quadro atualizado da capacidade de hospedagem disponível.

O primeiro conjunto de informações da pesquisa, para os Municípios das Capitais, foi apresentado apenas no portal do IBGE na Internet.

Além das estatísticas anteriormente divulgadas, a presente publicação traz tabelas adicionais sobre as principais características dos estabelecimentos de hospedagem localizados naquelas municipalidades e contempla, nesta edição, um recorte geográfico mais detalhado, com dados, também, para as Regiões Metropolitanas das Capitais e as Regiões Integradas de Desenvolvimento - RIDE. Os resultados referem-se ao número de estabelecimentos por tipos e categorias, número de estabelecimentos por grupos de unidades habitacionais, número de unidades habitacionais, número de leitos e capacidade total de hóspedes, tendo por base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 para delimitação dos tipos de alojamento considerados. A publicação inclui, ainda, notas técnicas, com considerações metodológicas sobre a pesquisa, e um glossário com os conceitos tidos como relevantes para a compreensão dos resultados. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso.

Essas estatísticas constituem importantes ferramentas para os planejamentos público e privado, especialmente em um momento em que o País se prepara para sediar grandes eventos esportivos internacionais.