PESQUISA ANUAL DE SERVIÇOS - 2012
A Pesquisa Anual de Serviços constitui uma importante fonte de dados setoriais relevantes para a compreensão do comportamento do mercado formal sob a ótica da oferta de serviços não financeiros. Seus resultados são importantes para o cálculo do Produto Interno Bruto - PIB, além de constituírem uma referência para a análise das atividades que compõem o setor de serviços em termos de pessoal ocupado, valor da produção e renda na economia.
Esta publicação apresenta, para o conjunto do País, dados sobre receitas, despesas, pessoal ocupado, salários, retiradas e outras remunerações, e valor adicionado, entre outros aspectos, com destaque para as empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, além de dados regionalizados sobre a distribuição e a configuração desse setor econômico. Os resultados têm por base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e estão acompanhados de comentários com informações para o total Brasil e as Grandes Regiões, contemplando os seguintes segmentos de atividades: Serviços prestados principalmente às famílias; Serviços de informação e comunicação; Serviços profissionais, administrativos e complementares; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; Atividades imobiliárias; Serviços de manutenção e reparação; e Outras atividades de serviços.
A publicação inclui notas técnicas sobre aspectos metodológicos da pesquisa e anexo com a relação de atividades da CNAE 2.0. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso e contém o plano tabular completo atualizado referente a 2011.
Esses resultados também estão disponíveis no portal do IBGE na Internet.
O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre a estrutura produtiva do setor de serviços não financeiros no Brasil, fornecendo aos órgãos das esferas governamental e privada subsídios para o planejamento e a tomada de decisões, e, aos usuários em geral, informações para estudos setoriais mais aprofundados.