Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Classificação Nacional de Atividades Econômicas

Classificação Nacional de Atividades Econômicas – Subclasses para Uso da Administração Pública - Versão 2.2

As classificações são utilizadas como sistema de linguagem na produção de informações estatísticas, sendo a uniformização dessa linguagem condição imprescindível não só para a consistência das séries temporais e das comparações regionais e internacionais como também para a articulação entre sistemas de informações ou fontes distintas, que são pressupostos básicos da qualidade do sistema estatístico.

Com esta publicação, o IBGE, na qualidade de órgão gestor da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, divulga a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - Subclasses para Uso da Administração Pública - CNAE-Subclasses 2.2, instrumento de referência para a identificação padronizada das unidades de produção em cadastros e registros de pessoa jurídica nas esferas federal, estadual e municipal de governo. A presente versão contém a estrutura atualizada da Classificação, em consonância com a Resolução no 01, de 24.09.2013, da Comissão Nacional de Classificações - CONCLA, e apresenta os princípios de sua organização, as definições e regras de aplicação, as notas explicativas do conteúdo das categorias, bem como as correspondências com a versão anterior da CNAE-Subclasses.

Vale ressaltar que a CNAE para fins estatísticos não sofreu alterações, permanecendo em sua versão 2.0 em função da necessidade de obediência ao calendário internacional de revisões das classificações estatísticas.

As informações ora divulgadas, resultado de trabalho conjunto do IBGE e da Subcomissão Técnica para a CNAE-Subclasses, também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na Internet.

A CNAE-Subclasses 2.2 atende à demanda de usuários e objetiva a melhor identificação da atividade econômica nos cadastros e registros da Administração Pública, constituindo um importante instrumento na organização dos sistemas de informação que dão suporte às decisões e ações do Estado.