Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Classificação Nacional de Atividades Econômicas

Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE Versão 2.0 - 2ª edição

As classificações são utilizadas como sistema de linguagem na produção de informações estatísticas, sendo a uniformização dessa linguagem condição imprescindível não só para a consistência das séries temporais e das comparações regionais e internacionais como também para a articulação entre sistemas de informações ou fontes distintas, que são pressupostos básicos da qualidade do sistema estatístico.

Com esta publicação, o IBGE, na qualidade de órgão gestor da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, divulga a segunda edição da CNAE 2.0, instrumento oficialmente adotado pelo Sistema Estatístico Nacional, na produção de estatísticas por tipo de atividade econômica, e também pela Administração Pública, na identificação da atividade econômica em cadastros e registros de pessoa jurídica. A exemplo da anterior, a presente edição contém a estrutura da Classificação, os princípios de sua organização, as definições e regras de aplicação, as notas explicativas do conteúdo das categorias, bem como as correspondências com a versão da CNAE 1.0 e com a Revisão 4 da Clasificación Industrial Internacional Uniforme de todas las Actividades Econômicas - CIIU (International Standard Industrial Classification of all Economic Activities - ISIC) - CIIU/ISIC. Traz como novidade, em sua parte introdutória, as alterações preconizadas pela Resolução no 1, de 17.06.2014, da Comissão Nacional de Classificação - CONCLA, que estabelece a clara separação entre as estruturas da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE e da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - Subclasses para Uso da Administração Pública - CNAE-Subclasses, bem como a responsabilidade pela gestão das referidas Classificações, entre outras disposições.

Vale ressaltar que a CNAE para fins estatísticos não sofreu alterações, permanecendo em sua versão 2.0 em função da necessidade de obediência ao calendário internacional de revisões das classificações estatísticas.

As informações ora divulgadas também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na Internet.

Ao prover uma base padronizada para a coleta, análise e disseminação das estatísticas relativas à atividade econômica, a CNAE permite ampliar a comparabilidade dessas informações, tanto no âmbito interno quanto no plano internacional.