Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Classificação por Grandes Categorias Econômicas

Apresentação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE apresenta a sua primeira versão da Classificação por Grandes Categorias Econômicas – CGCE - IBGE, elaborada pela Coordenação das Estatísticas Econômicas e Classificações em conjunto com as Coordenações de Indústria - COIND e de Contas Nacionais - CONAC, com a participação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC.

Esta classificação é uma alternativa de agregação das informações estatísticas sobre os bens industriais tanto para fins de análise como forma de divulgação, sintética, das estatísticas primárias.

A CGCE - IBGE tem correspondência com a Classification by Broad Economic Categories in Terms of the Standard International Trade Classification – BEC, da Divisão de Estatísticas da Organização das Nações Unidas - ONU.

O objetivo desta primeira versão nacional é a representação sintética das grandes categorias econômicas, tanto nas Estatísticas Industriais como nas Contas Nacionais. De tal modo, os níveis hierárquicos estabelecidos neste documento, embora sigam as recomendações da BEC, foram elaborados por agregações dos itens que descrevem os produtos industriais fabricados no Brasil. Tais itens correspondem às categorias descritas e codificadas na Lista de Produtos Industriais – PRODLIST-Indústria - utilizada, até o momento, nos trabalhos regulares de análise e síntese do IBGE.