Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Estatísticas do Cadastro Central de Empresas

Estatísticas do Cadastro Central de Empresas 2015

O Cadastro Central de Empresas - Cempre constitui um importante acervo de dados sobre o universo das empresas e outras organizações formais e suas respectivas unidades locais existentes no Brasil, reunindo informações cadastrais e econômicas oriundas de pesquisas anuais do IBGE, nas áreas de Indústria, Construção, Comércio e Serviços, e de registros administrativos do Ministério do Trabalho e Previdência Social, como a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS.

Esta publicação apresenta comentários analíticos sobre as estatísticas desse universo relativas a 2015, como pessoal ocupado total, pessoal ocupado assalariado, salários e outras remunerações e salários médios mensais, em salários mínimos. A análise está estruturada em duas partes. A primeira fornece um panorama geral das empresas e organizações ativas, segundo a natureza jurídica, a atividade econômica e a distribuição geográfica, com informações sobre o pessoal ocupado assalariado, segundo sexo e nível de escolaridade, traçando comparações com os resultados de 2014. O panorama é complementado por uma análise regional sobre as unidades locais dessas empresas e organizações. A segunda parte da análise contempla a evolução dessas estatísticas no período de 2010 até 2015, para o conjunto do País, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre o Cempre, além de esclarecimentos sobre os tratamentos dos dados e a disseminação dos resultados, e glossário com a conceituação da terminologia utilizada.