Código de Boas Práticas das Estatísticas do IBGE
Com esta publicação, o IBGE torna público o conjunto de diretrizes, princípios e indicadores de boas práticas adotados pelo Instituto na produção das estatísticas oficiais, tendo como referência o Código Regional de Boas Práticas das Estatísticas para a América Latina e o Caribe.
As diretrizes visam promover uma conduta profissional padronizada na aplicação de melhores práticas estatísticas, fundamentais para a credibilidade institucional e, portanto, para o reconhecimento e a confiança da sociedade nas informações que a Instituição produz. Os princípios e as boas práticas podem ser avaliados por meio de indicadores, que permitirão o acompanhamento e a avaliação da qualidade da produção estatística do IBGE pela sociedade.
O Código de Boas Práticas das Estatísticas do IBGE objetiva manter elevada a qualidade de suas estatísticas, fomentando a contínua aplicação dos melhores métodos e práticas de produção, análise e disseminação. Além disso, o Código tem um alcance informativo, tanto para os servidores do Instituto quanto para os usuários e informantes. No primeiro caso, este documento visa dar consciência da missão e dos fundamentos da produção das estatísticas oficiais; no segundo caso, visa aumentar a confiança dos usuários no trabalho do IBGE, ao assegurar a imparcialidade e a objetividade na elaboração de suas estatísticas; e, no que se refere aos informantes, visa demonstrar o comprometimento com a confidencialidade estatística, com respeito à finalidade de uso e à proteção dos dados individualizados fornecidos ao Instituto.
Espera-se, com a presente divulgação, não só estimular a discussão sobre a cultura de qualidade na produção estatística dos diversos órgãos do Sistema Estatístico Nacional - SEN como também subsidiar a elaboração de uma versão mais completa deste documento, que aprofundará aspectos da coordenação do Sistema e da produção de estatísticas pelas demais instituições que o integram. Para essa futura edição, o IBGE promoverá fóruns de discussão internos e com outros organismos responsáveis pela produção de estatísticas oficiais no País.