Normas Editoriais e de Formatação de Trabalhos
  1. O tamanho máximo é de 15 páginas em tamanho A-4 por trabalho, incluindo a folha de rosto, o texto, bem como todas as tabelas, gráficos, mapas e a bibliografia.
  2. Utilize fonte de letra Times New Roman 12 pt , espaçamento um e meio (ou pelo menos 18 pt ), todas as margens com 2,5 cm e numeração de página centralizada na parte inferior.
  3. Indique com clareza a numeração e o título de cada seção ou subseção do trabalho, usando fonte de letra em negrito.
  4. A primeira página (folha de rosto) do trabalho deve conter SOMENTE:
    • Título do trabalho no topo da página, centralizado e com fonte de letra em negrito com 14 pt ;
    • Nome(s) do(s) autor(es) alinhado(s) à direita, com fonte de letra 12 pt em negrito; para cada autor, identifique a instituição a que pertence (afiliação) colocando entre parênteses ao lado do nome;
    • Resumo não excedendo 20 linhas com máximo de 300 palavras.
  5. Para as referências bibliográficas e citações no texto, siga as normas recentes da ABNT ou de publicação recente do IBGE.
  6. Notas de rodapé devem ter fonte de letra 10 pt .
  7. Tabelas e Gráficos devem ser inseridos no texto como figura e com a seguinte formatação (veja o exemplo abaixo):
    • Centralizados na página;
    • A fonte de letra na tabela deve ser no mínimo de tamanho 10 pt e no máximo de 12 pt ; divida a tabela em duas ou mais, se não couber na página;
    • Para títulos, utilize o estilo: Tabela # seguida do título da tabela/gráfico (centralizado e negrito);
    • A fonte dos dados deve ser indicada, alinhando o texto descritivo com a margem esquerda da Tabela/Gráfico;
    • Procure evitar grades laterais nas células das tabelas.
  8. Tabela 1 – Título da tabela 1
    Cabeçalho1 Cabeçalho2
    Coluna 1 Coluna 2
     
     
     
       
    Fonte: XXX

  9. Está disponível um modelo (template) em arquivo do Word da Microsoft, IIEncontro.dot, que você pode utilizar, caso julgue conveniente, para obter a formatação indicada para: título e subtítulos do trabalho, nome dos autores, parágrafo normal (corpo de texto), nota de rodapé, título e fonte de tabela e gráfico.
  10. Instruções para utilizar o template :
    • Grave o arquivo IIEncontro.dot no diretório de modelos do Microsoft Office, em geral, localizado em: c:\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Modelos (ou similar), mesmo local onde se encontra o modelo normal.dot (para saber qual o diretório definido em seu micro, selecione “Ferramentas”, “Opções”, “Arquivos”, “Modelos de Usuário”);
    • Abra o Word e comece um novo documento, mas selecionando no menu superior “Arquivos” e “Novo” (não utilize o ícone de novo arquivo ) e selecione o modelo IIEncontro;
    • Siga as instruções iniciais contidas neste arquivo de modelo e depois selecione os estilos de cada parágrafo, conforme necessitar, simplesmente posicionando o cursor no parágrafo desejado e clicando no tab de estilo (ao lado de Tipo de Fonte de letra) ou selecionando-se “Formatar”, “Estilo” e, em seguida, o estilo desejado com o auxílio do mouse e clicando em “Aplicar”.